Serviço Social

Campus Toledo

Projeto Comunidade Atuante


PROJETO DE EXTENSÃO "COMUNIDADE ATUANTE"


    Este Projeto está incluído no sub-programa "Incubadora dos Direitos Sociais" e no Programa de Extensão "UNIVERSIDADE SEM FRONTEIRAS" da SETI - SECRETARIA DE ESTADO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR

    Período de desenvolvimento do Projeto de Extensão "Comunidade Atuante" - setembro de 2007 a outubro de 2009.

Equipe:

  • Carmen Pardo Salata - Coordenadora do Projeto de Extensão;
  • Clarice Ana Ruedieger - Assistente Social recém-formada;
  • Raquel Cassol - Assistente Social recém-formada;
  • Débora Lúcia Schmid Kowalski - estagiária do 4º ano de Serviço Social;
  • Isabel Cristina dos Santos Marques - estagiária do 4º ano de Serviço Social;
  • Lucilene da Silva - estagiária do 4º ano de Serviço Social;
  • Manuely Vieira Pereira - estagiária do 4º ano de Serviço Social;
  • Sabrina Salmória - estagiária do 4º ano de Serviço Social;
  • Vivian Bertelli Ferreira de Oliveira - estagiária do 4º ano de Serviço Social.

*A equipe foi selecionada através de edital e é remunerada através de Bolsas pela SETI - Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

    O projeto "Comunidade Atuante" se propõe a executar prioritariamente um Programa de Prevenção ao uso de drogas e problemas decorrentes para crianças e adolescentes em geral e para a população escolar em particular. Nesse sentido, o Programa tem uma formatação multiprofissional e interdisciplinar e sua concepção está baseada em saúde social. Outras ações complementares estão planejadas para fortalecer a participação da Comunidade em seu cotidiano de cidadãos.

    A concepção de Saúde para os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs dá bem a dimensão e a compreensão desse tema.

    "o nível de saúde das pessoas reflete a maneira como vivem, numa interação dinâmica entre potencialidades individuais e condições de vida. Não se pode compreender ou transformar a situação de um indivíduo ou de uma comunidade sem levar em conta que ela é produzida nas relações com o meio físico, social e cultural. Falar em saúde implica levar em conta o ar que se respira, o consumismo desenfreado, a miséria, a degradação social e a desnutrição, formas de inserção das diferentes parcelas da população no mundo do trabalho, estilo de vida pessoal. Atitudes favoráveis ou desfavoráveis `a saúde são construídas desde a infância pela identificados com valores observados em modelos externos e pelos grupos de referência. A escola cumpre papel destacado para uma vida saudável, na medida em que o grau de escolaridade em si tem associação comprovada com o nível de saúde dos indivíduos e grupos populacionais. Mas, a explicitação da Educação para a Saúde como tema do Currículo eleva a escola ao papel de formadora de protagonistas - e não pacientes capazes de valorizar a saúde, discernir e participar de decisões relativas à saúde individual e coletiva. Portanto, o exercício do aluno para a cidadania compreende a motivação e a capacitação para o autocuidado, assim como a compreensão da saúde como direito e responsabilidade pessoal e social." (PCNs - 1996)

    A execução do projeto está sendo realizada com equipe multiprofissional em processo de trabalho interdisciplinar, envolvendo inclusive uma coordenadora com 20 horas semanais, seis alunos do curso de Serviço Social em 20 horas semanais de atividades de trabalho e dois assistentes sociais recém-formados, com 40 horas semanais. Os locais escolhidos para executar o trabalho são: 1º- Jardim Europa - periferia em situação de extrema pobreza em Toledo. O 2º município escolhido foi Diamante do Oeste (inserida em um bolsão de pobreza).

    Com relação à equipe de profissionais, está programada uma parceria entre a Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE com:

  • Secretaria Municipal de Saúde;
  • Secretaria Municipal e Estadual de Educação (Escolas);
  • Segurança Pública;
  • Conselho Tutelar;
  • Ministério Público;
  • Associação de Moradores;
  • Profissionais de áreas afins (servidores públicos dos Postos de Saúde e Escolas públicas).


Objetivo Geral


    Contribuir para a implementação da Política Estadual de combate ao uso de drogas, executando um Plano de Ação de dimensão preventiva, bem como uma pesquisa comparativa entre o início e conclusão do Projeto junto às comunidades escolhidas, para se conhecer o grau de transformação alcançado.


Objetivos específicos


  • Implantar um trabalho de intervenção nas comunidades envolvidas oferecendo um programa de prevenção ao uso de drogas para crianças e adolescentes;
  • Fortalecer a participação das famílias na vida da comunidade;
  • Elaborar um documento contendo os indicadores sociais que sirvam de parâmetros para as políticas públicas dos municípios escolhidos;
  • Elaborar um documento contendo dados comparativos entre a situação inicial e final do projeto com avaliação sistematizada do processo de trabalho;
  • Formar agentes multiplicadores (líderes), para capacitação na comunidade.



Plano de Ação Estratégico (ações de custeio e de capital)


  • Realizar uma reunião com a Associação de moradores, representantes de Escolas, Posto de Saúde, da Associação de Pais e Mestres - APM - e lideranças da Comunidade para a apresentação do Projeto "Comunidade Atuante" no Bairro Jardim Europa - periferia de Toledo e no município de Diamante do Oeste;
  • Implantar dois Programas de Prevenção ao uso de Drogas para crianças e adolescentes (7 a 12 anos e 13 a 18 anos) no Bairro Jardim Europa e no município Diamante do Oeste;
  • Realizar mensalmente uma palestra sobre Direitos Humanos e Políticas Sociais para fortalecer as famílias em sua participação na comunidade;
  • Criar um grupo de estudo com encontros bimestrais do Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA, com pais e responsáveis, crianças e adolescentes;
  • Elaborar um boletim informativo trimestral para a comunidade local;
  • Elaborar um manual de orientação / prevenção de drogas para pais e responsáveis pelas crianças e adolescentes;
  • Reproduzir 3000 cópias do Gibi - "Pare de fumar" - Turma da Mônica, de Maurício de Souza;
  • Contratar a produção de um vídeo por serviço especializado;
  • Adquirir uma filmadora;
  • Contratar um serviço semestral de revelação de fotos para exposição à comunidade;
  • Elaborar um documento contendo avaliação dos resultados finais do Projeto;
  • Adquirir material pedagógico (papel sulfite, calculadora, régua, lápis de cor, canetas, borrachas, papel Kraft, transparências, outros);
  • Adquirir Passagens rodoviárias para Diamante do Oeste para a equipe do Projeto;
  • Adquirir vales-transporte municipal para Toledo (estudante e professor);
  • Solicitar diárias para equipe em viagem para Diamante do Oeste.