Apresentação

O Concurso de Contos Paulo Leminski, cuja inscrição e participação é gratuita, faz parte do Calendário de Eventos Culturais de Toledo e Unioeste, com repercussão na área cultural e literária da cidade e região; tem como objetivo maior incentivar e estimular o exercício da linguagem escrita e, sobretudo, divulgar a produção literária "conto". A realização do evento é uma atividade conjunta entre a Unioeste - Campus de Toledo - e Prefeitura Municipal de Toledo - ao encargo da Secretaria Municipal de Toledo, através da Biblioteca Pública Municipal. Esse evento tem sido realizado anualmente há mais de dezoito anos, e neste ano ocorre a 19ª edição. Durante esse período algumas empresas colaboraram e contribuíram para sua realização, mas o investimento quase que total tem sido de ambas as instituições públicas. Do concurso anualmente participam contistas toledanos e paranaenses; outros provêm da grande parte dos estados do país e também escritores do exterior. Além dos três melhores contos, os quais recebem prêmios em dinheiro, não figurando entre os três melhores contos, ao Melhor Conto Toledano é também anualmente dado um prêmio, como forma de incentivar a participação local. Uma banca julgadora, composta por professores, escritores e jornalistas se reúne durante uma semana para a leitura escolha e julgamento dos contos inscritos. A cada ano alguns contos recebem menções honrosas, cujos autores recebem certificados que documentam essa menção. Após a decisão da banca, os contos premiados são divulgados nos Portais da Unioeste e Prefeitura Municipal, na mídia local e mais tarde são reunidos, a cada período de quatro ou cinco anos, numa coletânea. Assim, os escritores de contos premiados, e também aqueles que tenham recebido menção honrosa, têm seus trabalhos publicados num volume.

A realização do concurso de contos há dezoito anos também tem sido uma forma de divulgação da universidade e do Município de Toledo não apenas em nível regional, senão que também nacional e internacionalmente. A iniciativa de criar um concurso de contos surgiu a partir da constatação de que não havia, em Toledo e região, oportunidade para a divulgação de trabalhos literários. Desta forma, em reunião de 08/05/89, Ata nº 03/89, o então Departamento de Letras da UNIOESTE/FACITOL aprovou a criação do Concurso de Contos Paulo Leminski. Já na sua 1ª edição o concurso extrapolou os limites do Município e região atingindo 10 municípios do Estado do Paraná. Na 5ª edição não só ganhou repercussão nacional como também internacional. E na última década são recebidos contos de países da América do Norte, Europa e Ásia. Julga-se de grande importância para a comunidade acadêmica e também para a comunidade de Toledo sua continuidade.

Regulamento

Inscrição: de 09 de maio a 30 de setembro de 2008