Ementa:
          Revisão de conceitos  sobre: método, educação, didática, pedagogia, pesquisa e extensão educacionais,  ciência e ideologia; teorias e práticas político pedagógicas; breve história da  educação e função relativa com a Economia e a História; novos enfoques e  alternativas tecnológicas a serviço do planejamento, do ensino e da avaliação;  a comunicação e as relações da educação no trabalho – condutas hegemônicas de  poder sobre a educação; funções e disfunções do ensino com o mercado de  trabalho conciliando desempenho profissional com o exercício da cidadania;  pré-projeto e propostas metodológicas emergentes no curso, para situações  concretas.
         Bibliografia:
          ANDREY, M. A . et alii. Para compreender a  ciência: uma perspectiva histórica. Rio de Janeiro: Espaço e Tempo, São Paulo:  Educ, 1988. 
          BERBEL, Neusi A.  Navas. Metodologia do Ensino Superior: realidade e significado. Campinas:  Papirus, 1994. 
          FREITAS,  Elizabeth Cassimiro. A estrutura de poder interno na universidade: as propostas  para sua democratização, dos anos 60 à atualidade. Educação & Sociedade.  São Paulo: Cortez, ano IX, nº 27, p.13-32, setembro 1987. 
          ROMANO, Roberto.  O Reino animal do espírito: equívocos do mundo universitário. In: OCaldeirão de  Medéia. São Paulo: Perspectiva, 2000. 
          GALLIANO, A. O  método científico:teoria e prática. São Paulo: Harper & Row, 1979. 
          RUDIO, F.V.  Introdução ao projeto de pesquisa científica. Rio de Janeiro: Vozes, 1978. 
          SEVERINO, A. J.  Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez Editores, 1986. 
          LAKATOS, E. M. e  MARCONI, M. A. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Atlas, 1991. 
          HÜHNE, L. M.  (org.) Metodologia científica. Rio de Janeiro: Agir, 1990. 
          HESSEN, J.  Teoria do conhecimento. Trad. de Antônio Correia. Coimbra: Armênio Amado  Editora, 1987. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Comissão de Estudos de  Documentação. Normas ABNT sobre documentação. Rio de Janeiro, 1978, v.1. 
        VOLTAR