Serviço Social

Campus Toledo




Selecione um projeto de pesquisa!

PROJETO DE PESQUISA: MAPEAMENTO E DIAGNÓSTICO SOBRE AS VIOLÊNCIAS CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO ESTADO DO PARANÁ

Coordenadora: Profa. Dra. Zelimar Soares Bidarra

SUB- PROJETO 1 - A estruturação da Proteção Social Especial de Média Complexidade (SUAS): uma análise do serviço de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes (Programa Sentinela) em Cascavel, Foz do Iguaçu, Guairá - Financiado pela Fundação Araucária - PR

Descrição: O objetivo da presente pesquisa é produzir um estudo descritivo e comparativo sobre a estruturação de um dos serviços da proteção social especial de média complexidade, inscrito na estrutura de cobertura da Política de Assistência Social (PNAS, 2004), prevista no Sistema Único da Assistência Social (SUAS). O serviço em questão está relacionado com a identificação das modalidades de ações e as dinâmicas de atendimento previstas nas ações de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, presentes na rede de serviços socioassistenciais dos municípios de Cascavel, Foz do Iguaçu e Guaíra, que se constituem em municípios, de grande e pequeno porte II, respectivamente (conforme categorização da PNAS, 2004). Através da pesquisa buscam-se as correlações existentes entre a identificação das experiências de violências sexuais sofridas por crianças e adolescentes e as formas de enfrentamento utilizadas pelos atores do Sistema de Garantia dos Direitos (Conselhos Tutelares, Conselhos dos Direitos, Ministério Público, Delegacias Especializadas, Profissionais da rede de serviços), responsáveis pela condução da Política Garantia de Direitos da criança e do adolescente.


SUB-PROJETO 2: Estudo Comparativo sobre a manifestação da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes em Autos de Processos da Vara da Infância e Juventude e das Varas Criminais da Comarca de Toledo/PR

Descrição: O projeto visa aprofundar as pesquisas sobre os casos de violência sexual ocorridos no município de Toledo/PR, desde o ano de 200,1em trâmites jurídicos na Vara da Infância e Juventude e Varas Criminais Juventude de Toledo. Com estes dados quer-se ampliar o mapeamento quantitativo e proceder um estudo comparativo entre as Varas sobre os casos de violência sexual contra crianças e adolescentes. A pretensão é a de construir indicadores sobre as manifestações desta modalidade de violência e que tais referências auxiliem no processo de definição de serviços de atendimentos aos indivíduos vitimizados.


SUB-PROJETO 3: Levantamento de dados sobre as Práticas de Violência Intra e Extrafamiliar contra Crianças e Adolescentes no Paraná: análise dos Registros de Atendimento do Conselho Tutelar

Descrição: A pesquisa tem como foco a investigação sobre as situações de violência intra e extrafamiliar praticadas contra crianças e adolescentes. Ate o presente momento os estudos tem se centrado na realidade do município de Toledo-PR. O trabalho de pesquisa de campo iniciou no ano de 2006, a coleta dados constrói uma série histórica retrospectiva, das ocorrências registradas, desde o ano de estabelecimento do Conselho Tutelar de Toledo. Os dados são obtidos mediante consulta e extração de informações nos formulários de Registros de Atendimento. Mediante essa proposta de pesquisa reitera-se o compromisso da universidade com os princípios estratégicos e as prerrogativas do Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual Infanto-Juvenil e do Plano Estadual de Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes, os quais estabelecem que um de seus objetivos é: realizar diagnósticos.



Crise do capital e a particularidade do trabalho do/a assistente social na política de assistência social

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Esther Luíza de Souza Lemos - Coordenador.



A Lógica Territorial na Gestão das Políticas Sociais

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Cristiane Carla Konno - Integrante / Jolinda Moraes Alves - Coordenador.



Serviço Social na Educação

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Carmen Pardo Salata - Coordenador / Aline Rossa - Integrante.



Grupo de Pesquisa e Defesa dos Direitos Humanos - Fundamentais da Criança e do Adolescente

Descrição: O GPDDICA tem o objetivo especifico de proporcionar o desenvolvimento de pesquisas em âmbito estadual dos temas relativos á infância e juventude brasileira.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 

Integrantes: Carmen Pardo Salata - Integrante / Luciana Vargas Neto Oliveira - Integrante / Zelimar Soares Bidarra - Coordenador / Andressa Bremm - Integrante / Cleide Lavoratti - Integrante / Eugenia Aparecida Consconeto - Integrante / Evaristo Emigdio Colán Duarte - Integrante / Geseli Antunes Guimaraes - Integrante / Silvia Alapain - Integrante / Solange Cristina Rodrigues Fiuza - Integrante / Suzana Caren Hans Sasson - Integrante / Vera Lucia Tieko Suguihiro - Integrante / Lenir Aparecida da Silva - Integrante.



GEPEC

Descrição: Grupo de Pesquisa do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional e Agronegócio.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Carmen Pardo Salata - Integrante / Ricardo Rippel - Coordenador / Jandir Ferrera de Lima - Integrante.



Pesquisa-ação com vistas ao levantamento e a minimização de situações obstrutoras ao processo de implantação da Rede Intersetorial de Proteção Social (RIPS) no município de Toledo (Paraná)

Descrição: A pesquisa tem a finalidade de produzir um levantamento e diagnóstico rápido e participativo sobre os fatores e situações obstrutoras da constituição de processos de intersetorialidade na organizações e funcionamento (por meio de protocolos e definição de fluxos) dos atendimentos das políticas públicas setoriais, responsável por tornar acessível o usufruto dos direitos sociais, inscritos na Constituição Federal de 1988. O processo de pesquisa-ação se dá com os profissionais e agentes sociais que participam das reuniões de mobilização e das reuniões de trabalho que estão sendo desenvolvidas para a dar concreticidade à atuação da Rede Intersetorial de Proteção Social (RIPS) no município de Toledo, cidade de médio porte localizada na região oeste do Paraná.. 

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Eugenia Aparecida Cesconeto - Integrante / Zelimar Soares Bidarra - Coordenador / Susana Karen Hans Sasson - Integrante / Taíse Sallete de Bortoli Rossi - Integrante / Caroline Isabel Roemer - Integrante / Franciele Carolina Ferreira Lorenzoni - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1



A estruturação da Proteção Social Especial de Média Complexidade (SUAS): uma análise do serviço de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes (Programa Sentinela) em Cascavel, Foz do Iguaçu, Guairá

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: (5) / Mestrado acadêmico: (1).

Integrantes: Luciana Vargas Netto Oliveira - Integrante / Zelimar Soares Bidarra - Coordenador.



POLÍTICA INDIGENISTA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL: DO TERRITÓRIO SIMBÓLICO AO PROTAGONISMO DO POVO GARANI NA REGIÃO DA BACIA DO PARANÁ III

Descrição: Sabemos que uma das principais demandas dos povos indígenas é o direito à terra, demanda que historicamente é pautada denunciando as constantes violações dos direitos desses povos, violações cometidas por meio de interesses arraigados no etnocentrismo europeu que incumbe um valor de mercado sobre as terras, causando consequentemente o confinamento desses povos em minúsculas áreas já não mais produtivas, provocando a escassez dos recursos naturais. Oposto a esse pensamento mercadológico da sociedade capitalista está o pensamento dos povos indígenas que compreendem seu território como um espaço de preservação da sua cultura em todas as suas dimensões, o modo de vida de seu povo. A pesquisa tem, inicialmente, como objetivo geral: compreender o processo de construção da política pública de assistência social voltada à garantia dos direitos indígenas e o protagonismo do povo guarani na região da Bacia do Paraná III. Como específicos: Apresentar o resgate histórico sobre o processo de colonização do Brasil com enfoque na região oeste do estado do Paraná, e relações com o espaço territorial fronteiriço (Brasil, Paraguai e Argentina); Sistematizar conhecimentos teóricos e documentais que identifiquem a dinâmica internacional e constitucional nacional em defesa dos direitos dos povos indígenas; dentre outros.. 

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . 

Integrantes: Marli Renate von Borstel Roesler - Integrante / Natália Raquel Niedermayer - Coordenador.



GEOGRAFIA DA FOME: UM ESTUDO ACERCA DA INSEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL NO MUNICÍPIO DE DOIS VIZINHOS-PR

Descrição: O intuito investigativo em torno da questão da fome está em sua relação intrínseca ao problema da pobreza, considerando os fatores predominantes da condição econômica da população em relação ao acesso ao direito à Segurança Alimentar e Nutricional. O estudo aqui proposto se faz necessário, pois o município de Dois Vizinhos faz parte de uma região, cuja característica econômica é a produção agrícola e em meio à riqueza agrícola nos defrontamos com situações de pobreza. Mediante a esta característica o estudo realizado por Josué de Castro será reproduzido - em dimensões geográficas infinitamente menores do que o estudo original ? com o intuito de mapear a fome na zona urbana deste município, utilizando-se de um novo instrumento de pesquisa, a Escala Brasileira de Insegurança Alimentar - EBIA.. 

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . 

Integrantes: Marli Renate von Borstel Roesler - Integrante / FRANCIELE APARECIDA BURATTO BEAL - Coordenador.



A Política Nacional de Educação Ambiental: estudo de regulamentações e fundamentos do Programa Nacional de Educação Ambiental PRONEA e processos implementados no Estado do Paraná e no Município de Toledo

Descrição: Estudar publicações e políticas ambientais voltadas à educação ambiental; - Conhecer através de projetos políticos pedagógicos de escolas municipais do Estado do Paraná a efetivação da educação ambiental formal; - Aproximar a discussão ao processo formativo dos profissionais do Serviço Social; - Integralizar a pesquisa de iniciação científica voluntária (ICV) as propostas de ensino, pesquisa e extensão do Grupo PET ? Serviço Social ? Tema: Meio Ambiente e Uso Sustentável dos Recursos Naturais.. 

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (1) . 

Integrantes: Marli Renate von Borstel Roesler - Coordenador / Thais Aguiane Veiga Jianelo - Integrante.



A SAÚDE DOS TRABALHADORES NA AGROINDÚSTRIA DE FRANGO DE DOIS VIZINHOS-PR

Descrição: O objetivo geral é Analisar a saúde dos trabalhadores na agroindústria de aves e os objetivos específicos: Compreender e analisar as razões dos afastamentos dos trabalhadores dos seus postos de trabalho na agroindústria de Dois Vizinhos, na região sudoeste do PR; Identificar fontes e levantar dados quantitativos sobre afastamento laboral pelo adoecimento dos trabalhadores na agroindústria de frangos em Dois Vizinhos (PR); Sistematizar as informações identificadas para, a partir delas, estabelecer critérios para a definição de amostragem e entrevistados; Realizar entrevistas com adoecidos do trabalho na agroindústria de frangos em Dois Vizinhos (PR); Analisar os dados quantitativos e os conteúdos das entrevistas, à luz do referencial teórico gerado nos estudos. (EM FORMULAÇÃO). 

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . 

Integrantes: Rosana Mirales - Coordenador / MARIELE STERTZ RUSCHEL - Integrante.

financiadores: Fundação Araucária Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do PR - Bolsa.



O processo Sócio-Histórico de Implantação da Política Nacional de Estágio da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social nas Unidades de Formação Acadêmicas da Região Oeste do Paraná

Descrição: A pesquisa refere-se ao projeto de dissertação da discente do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Serviço Social - Mestrado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná / UNIOESTE Carolina Santana Ribeiro dos Santos. Tem por objetivos analisar o processo sócio-histórico de implantação da Política Nacional de Estágio da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social, em uma Unidade de Formação Acadêmica de natureza pública e outra privada, da Região Oeste do Paraná..  

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . 

Integrantes: Rosana Mirales - Coordenador / Carolina Santana Ribeiro dos Santos - Integrante.



Produtividade Pesquisa (PQ), CNPq. Categoria 2. Processo 305977/2016-4: Análise de fatores inibidores à implantação de protocolos intersetoriais de atendimento às crianças e adolescentes vítimas de violência

Descrição: A assunção da questão das violências contra a infância como um problema público, ou social, tem requerido das comunidades, dos governos e de diferentes profissionais inúmeros esforços no sentido de constituir um ambiente normativo e organizacional propício às práticas sociais e profissionais que definam e implantem medidas para proteção jurídica e social das crianças e dos adolescentes.Tendo como referência esse I PNEVSCA (2001) atores sociais que militam na área da defesa dos direitos da criança e adolescente reforçaram as cobranças para a instituição de programáticas de atendimentos para as circunstâncias das violações de direitos que culminam nos mais diversos tipos de violência. Para acolher essas reivindicações alojou-se no âmbito da Política Nacional de Saúde (PNS), desde 2001, e no âmbito da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), a partir de 2005, algumas iniciativas bem rudimentares de atendimentos, cuja característica principal é a de atender isolada e brevemente a criança ou adolescente vítima (em geral do abuso sexual) e ignorar a atenção psicossocial aos supostos agressores/abusadores. E o mais complicado é que na esfera dos atendimentos dessas Políticas não está organizada qualquer padronização, rotinização ou protocolo. O que significa inclusive a impossibilidade de avaliar a eficácia e efetividade dos atendimentos prestados. Diante dessa realidade, nos últimos anos, membros da equipe de pesquisa se dedicaram a investigar e analisar, inclusive com um estudo comparativo entre as realidades do Brasil e do Québec/Canada, as estruturas, as funcionalidades e operacionalidade da política pública que responsável por assegurar o enfrentamento e o atendimento à violência sexual contra crianças e adolescentes. De tal processo de estudo resultou a constatação de que o principal estrangulamento presente na política brasileira diz respeito à ausência de especificação de protocolos de atendimentos; bem como a inexistência de definição de fluxos e mecanismos operativos que assegurem o compartilhamento das intervenções, assentado na perspectiva da intersetorialidade e da interdisciplinaridade, no curso dos atendimentos aos sujeitos vitimizados pelos circuitos dessa violência.Considerando o acima exposto, destaca-se a importância de esta pesquisa estabelecer o seguinte pressuposto: A precariedade da informação e da visibilidade da questão da violência sexual contra crianças e adolescentes, tanto nos espaços dos conselhos gestores, como na estrutura técnico-profissional das políticas públicas setoriais responsáveis por assegurar o atendimento e efetivação da proteção integral, tem adiado entre os atores do sistema de garantia dos direitos no nível municipal os estudos e discussões necessárias para a definição e especificação de protocolos e fluxos de atendimentos aos vitimizados e vitimizadores. Em razão a essa constatação, com a presente pesquisa (fundamentada na modalidade da pesquisa-ação) se propõe analisar e atuar sobre os fatores que têm dificultado e inibido a construção de ações articuladas em nível intersetorial e em redes com vistas a contribuir com a construção de intervenções profissionais com melhor nível de qualificação e eficácia para melhor resolutividade das problemáticas que gravitam nas situações de violências perpetradas contra crianças e adolescentes. A intenção é a de revelar os determinantes que influenciam nas condições de percepção, de visibilidade, de registro e de atenção que para que se reforce as medidas de enfrentamento das situações de violência contra crianças e adolescentes. Nessa perspectiva, é imprescindível dispor de conhecimentos que orientem elaboração de pactuações políticas para o fortalecimento de políticas públicas para a preservação dos direitos humanos fundamentais de crianças e adolescentes, previstos na Convenção Internacional dos Direitos da Criança (1989) e no ECA (1990)..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . 

Integrantes: Zelimar Soares Bidarra - Coordenador.
Número de orientações: 2



Sobreposição/concomitância de Violências no âmbito doméstico contra Crianças e Adolescentes

Descrição: Na sociedade brasileira a violação dos direitos e as diferentes formas de violência atingem a um número expressivo de crianças e adolescentes. As práticas de violações e violências continuam a ocorrer mesmo diante de importantes instrumentos legais que asseguram direitos para esse segmento social. Tais práticas de violência atentam contra a integridade e a dignidade por isso é pertinente empreender ação investigativa para a compreensão dos determinantes e das consequências desse fenômeno. A produção de informações é fundamental para subsidiar a proposição de alternativas para a defesa dos direitos humanos fundamentais desses indivíduos. A presente pesquisa objetiva contribuir com a ampliação das informações relativa à sobreposição/concomitância da violência intrafamiliar. Para tal finalidade, propõe-se uma investigação de caráter exploratório, de tipo bibliográfico que se atém a localizar, dentro de duas bases de dados, e analisar a produção científica brasileira, na modalidade de artigos, que trata desse fenômeno da sobreposição/concomitância de violências no âmbito domêstico. A partir do material levantado e selecionado procede-se a identificação da caracterização da sobreposição, bem como a descrição dos fatores de risco e circunstâncias de vulnerabilidade para essa concomitância. Assim, dados sistematizados e analisados contribuem para o desenvolvimento de ações de proteção. Com isso se reafirma o compromisso da Universidade com a defesa dos direitos da criança e do adolescente brasileiros. Projeto de Pesquisa desenvolvido no âmbito da atividade de Iniciação Científica, para o desenvolvimento do qual se conta com bolsa de iniciação científica PIBIC/Fundação Araucária-PR.. . 

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (1) . 

Integrantes: Zelimar Soares Bidarra - Coordenador / Taise Sallete de Bortoli Rossi - Integrante.
Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Número de orientações: 1



Pesquisa-ação com vistas ao levantamento e a minimização de situações obstrutoras ao processo de implantação da Rede Intersetorial de Proteção Social (RIPS) no município de Toledo (Paraná)

Descrição: A pesquisa tem a finalidade de produzir um levantamento e diagnóstico rápido e participativo sobre os fatores e situações obstrutoras da constituição de processos de intersetorialidade na organizações e funcionamento (por meio de protocolos e definição de fluxos) dos atendimentos das políticas públicas setoriais, responsável por tornar acessível o usufruto dos direitos sociais, inscritos na Constituição Federal de 1988. O processo de pesquisa-ação se dá com os profissionais e agentes sociais que participam das reuniões de mobilização e das reuniões de trabalho que estão sendo desenvolvidas para a dar concreticidade à atuação da Rede Intersetorial de Proteção Social (RIPS) no município de Toledo, cidade de médio porte localizada na região oeste do Paraná..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (3) .

Integrantes: Zelimar Soares Bidarra - Coordenador / Eugênia Cesconeto - Integrante / Susana Karen Hans Sasson - Integrante / Franciele Carolina Ferreira Lorenzoni - Integrante / Caroline Isabel Roemer - Integrante / Taise Sallete de Bortoli Rossi - Integrante. Número de orientações: 1